Curso Online de CorelDRAW - Unidades






FAQ da CorelDRAWBR

O Fórum é apenas para usuários cadastrados?
Quem não é cadastrado poderá ler as mensagens no Fórum, mas não poderá postar. Apenas usuários cadastrados podem postar, editar e participar ativamente do fórum!

Estou cadastrado no Site, tenho que me cadastrar no fórum?
Quem se cadastra no site não precisa se cadastrar no Fórum! O Fórum faz parte do site.

O que é um Avatar?
O Avatar é uma figura em .gif ou .jpg que representa você no site e fóruns! Você poderá escolher uma figura dentro da biblioteca ou colocar um link para uma figura sua, que esteja publicada em um site qualquer.

O que é vetor?
Vetor: Imagens construídas por cálculos matemáticos onde você pode agrupar, girar, mudar partes do "objeto"... vai se acostumando no Corel com os "desenhos" devido à possibilidade de mudar de posição, girar etc... (respondido na lista por Mederix)

O que são bitmaps?
Bitmap: Imagens contruídas em mapas de bits com extensões .bmp, .jpg, .psd, .tiff, .png... As características de alteração e composição são feitas por mapa de bit. (A edição dos bitmaps deve ser feita em um editor como photoshop, photopaint...) Se você der um zoom no máximo permitido você vai ver que o vetor fica sempre plano e o bitmap você vai ver tudo quadriculado (você vê os pixels que formam a imagem), este é o mapa de bit. (respondido na lista por Mederix com texto adicional de Barbara)

Como posso escanear melhor as imagens?
É o seguinte: o resultado do escaneamento vai depender do seu original, pois o material impresso muitas vezes tem problemas de impressão que não são notados a olho nu, ai vc escaneia com muita resolução e começa a ver coisas indesejadas.

Uma dica é você escanear duas vezes do tamanho que vai utilizar. Escaneia em tons de cinza, fica melhor para rastrear, muitas vezes eu preferi redesenhar na "mão"... fica perfeito.
Tente utilizar o CorelTrace para rastrear.

Existem vários caminhos mas para poupar tempo aí vai:

- Escaneia a imagem. Use extensões .gif, .tif ou .psd nos bitmaps antes de mandar para o CorelDraw (porque o JPG "estraga" um pouco a imagem, dependendo da compactação, e prejudica a vetorização)... também é bom colocar na paleta de 256 cores (pra baixo) para que no rastreio dê menos objetos no resultado da vetorização;
- Abra o CorelDraw;
- Importe para dentro;
- Clique com o botão direito e você tem a opção "Rastrear Bitmap", depois de concluído feche o CorelTrace a atualização no CorelDraw é instantânea.

O assunto é muito grande, conforme for pintando as dúvidas vai falando...

Kalker koiza é só falar.

Mederix
pc clinica - porto seguro - ba
arteteka - serigrafia
(com adições de Barbara Tostes)



FAQ traduzido do CorelDRAW 12

Como faço para imprimir cartões no CorelDraw?
Para imprimir cartões, basta fazer a arte numa página 95 x 55 mm e mandar imprimir (Ctrl+P), depois é só ir em "Visualizar Impressão" e apertar o botão "Ferramenta Layout de Imposição" (que é o segundo na barra da esquerda)... você verá que seu cartão fica cinza e com um número "1"... agora é só você ir na barra superior e colocar 2 páginas na vertical e 5 na horizontal. Para mexer nas margens e distanciamento entre os cartões, é só clicar na área branca da margem ou na linha vermelha que separa os cartões... neste site tem um tutorial em vídeo para você assistir tudinho como se faz! Dê uma procurada aí, vai!

O que é a Suíte Gráfica CorelDRAW® 12?
A Suíte Gráfica CorelDRAW 12 é um pacote de solução gráfica com três aplicativos líderes no mercado – CorelDRAW 12, Corel PHOTO-PAINT® 12 e Corel R.A.V.E.™ 3. Com aplicativos para desenho, layout de página, imagem digital e gráficos animados, que oferece um amplo alcance de novas funções e ajustes projetados para aumentar a produtividade e extender as possibilidades de sua criatividade. Por exemplo, novas ferramentas de desenho farão isto facilmente e rapidamente na criação precisa de formas e objetos. E ainda, suporte a mais de 100 filtros de importação e exportação que alivia seu fluxo de trabalho. Para completar, ferramentas de desenho profissionais, conteúdo digital, um CD de treinamento em vídeo, tutoriais e muito mais, o valor desta suíte é incomparável.

A Suíte Gráfica CorelDRAW® 12 foi feita pra mim?
Não importa se você cria para fins comerciais ou não-profissionais, a Suíte Gráfica CorelDRAW 12 é a solução gráfica para você. Desde a criação de logos, brochuras, jornais, anúncios, cartazes, desenhos técnicos e ilustrações, para trabalhar com fotografias e criar material de treinamento e informativos comerciais, esta suíte tem todas as ferramentas para fazer a sua experiência de design crescer. A Suíte 12 é ideal para "designers freelance"; para aqueles que trabalham em serviços de negócios, impressão, publicação e propaganda, executivos e gerentes, técnicos, especialistas em suporte de vendas, engenheiros, cientistas e profissionais de suporte administrativo.

Quem pode comprar pelo preço do upgrade?
Para comprar a versão de upgrade do produto, você precisa ter uma licença anterior (Full) do CorelDRAW, CorelDRAW Graphics Suite, CorelDRAW Office Edition, CorelDRAW ESSENTIALS, CorelDRAW Select, CorelDRAW Classic, Corel® DESIGNER™, Corel PHOTO-PAINT®, Corel® Painter™, Corel® Picture Publisher®, Micrografx Designer®, Micrografx® iGrafx® Business, Micrografx Graphics Suite®, Adobe® Illustrator®, Adobe® Photoshop®, ACD™ Canvas™, Jasc® PaintShop Pro™ ou Macromedia® FreeHand®. Note que a versão trial, a versão para teste e a CorelDRAW™ 8 LE para Macintosh® não são elegíveis.

Existe um upgrade para o CorelDRAW® Essentials?
Sim. Quem tem a licença da versão do CorelDRAW Essentials pode fazer upgrade para a Suíte Gráfica CorelDRAW 12. Note que as versões trial não são elegíveis a upgrade.

Onde eu posso comprar a Suíte Gráfica CorelDRAW?
A Suíte Gráfica CorelDRAW está disponível no mundo todo nos distribuidores e lojas de softwares, revendas, através de catálogos de venda por correio ou pela loja da Corel (site).

Existe uma versão educacional?
Sim. O preço é sempre mais atrativo.

Como os estudantes podem comprar o produto?
Os estudantes podem visitar uma revenda de software e comprar a Suíte Gráfica CorelDRAW 12 por um preço reduzido.

Existe um desconto para compra de grande quantidade?
Sim. A Corel oferece opções de lincença para pequenas, médias e grandes organizações, assim como para instituições governamentais e educacionais. Visite o site da Corel e ligue no 0800 para maiores detalhes.

Eu posso extender a usabilidade da Suíte Gráfica CorelDRAW 12?
Sim. As interfaces do usuário de todos os aplicativos são customizáveis. Você pode extender o CorelDRAW 12, Corel PHOTO-PAINT 12 e Corel R.A.V.E.™ 3 e tirar vantagem da tecnologia de scripting do Microsoft® Visual Basic® for Applications 6.3 incluso na suíte.

Como posso encontrar suporte para este produto?
A Corel oferece vários serviços e suporte, incluindo suporte técnico, serviços de treinamento profissional, assim como diversas outras opções disponíveis através de terceiros e parceiros Corel.

Que idiomas/versões/plataformas estão disponíveis?
A Suíte Gráfica CorelDRAW 12 foi projetada para Windows®, e suporta os últimos sistemas operacionais: Windows 2000 ou Windows XP. Os idiomas disponíveis são: Inglês Internacional, Alemão, Francês/Italiano, Espanhol/Português do Brasil e Japonês. Chinês Simplificado, Chinês tradicional, Coreano e Polonês estarão disponíveis mais tarde, em 2004.

Por que eu tenho que fazer upgrade das versões 8, 9, 10 ou 11 para a versão 12?
A Suíte Gráfica CorelDRAW 12 traz a você uma nova evolução em design. Com ferramentas de desenho únicas que aumentam a produtividade dramaticamente, ela oferece poder como nenhuma outra suíte gráfica para Windows pode oferecer. Os tipos de arquivo padrões da indústria para troca são mais flexíveis. E ainda, a integração total da suíte e o tempo que você salva para trabalhar mais eficientemente. Com aplicativos para ilustração vetorial, layout de página, tratamento de imagem e animação gráfica, é o valor indiscutível da suíte.

Posso comprar uma versão para Macintosh®?
Os dados de mercado da Corel indicam que mais de 95% dos usuários do CorelDRAW estão usando a plataforma Windows. Assim, nós estaremos lançando a Suíte Gráfica CorelDRAW 12 somente para Windows.



O que foi perguntado na lista de discussão...

Como duplico um objeto exatamente em cima do original?
É só selecionar a figura e teclar o "+", se for isto mesmo q vc quer, a solução tá aí!

[]´s

mpmoita
23/09/2004


Como ressuscistar documentos corrompidos do CorelDraw?
Alguns arquivos do CorelDraw teimam em não querer abrir, pois se corromperam. Normalmente são aqueles que possuem imagens bitmap importadas. Existem alguns artifícios para tentar abrir esses arquivos:

1- Renomear a extensão CDR para CMX e tentar abrí-lo.
2- Renomear o arquivo de backup de extensão BAK para CDR ou CMX e tentar abrí-lo.
3- Importar o CDR para outro arquivo novo.

Pra evitar que se corrompam, ao salvar um documento que contenha imagens TIFF ou JPEG, deve-se desabilitar a opção Compactar Bitmap (que recompacta a imagem) no quadro de salvamento.

Um abraço,
Andréia Simone
www.oficinacodigo.com

Dica retirada do livro:
300 superdicas de editoração, design e artes gráficas.
Ricardo Minoru Horte/Ricardo Pagemaker Pereira

29/08/2004


Por que as imagens no arquivo EPS fica com qualidade ruim no CorelDraw?
O EPS carrega um bitmap de 300 dpis, tudo bem, mas vc aumentou esse bitmap ou esse EPS (interpretado ou não) dentro do arquivo, no Corel? Se aumentou, você modificou as características do bitmap, que pode não ter mais os 300 dpis em 100% de tamanho... se você aumentou para 200%, então ele estará com 150 dpis...

Se você importou o EPS (interpretando-o) para dentro do CorelDraw, o que aparece na tela é o que será, e pronto! ele não será mais EPS dentro do arquivo do CorelDraw (se ele foi interpretado!)... é o que eu digo para os colegas de lista... se você importou um JPG pra dentro do CorelDraw, ele agora é um bitmap comum, e quando vc manda salvar, o CorelDraw fará as suas compactações (que não é a compactação do JPG! então, a imagem não terá perda de qualidade, como acontece se você salvar um JPG várias vezes!)...

O TIF também, mesma coisa! se você trouxe para dentro do Corel, com 300 dpis, ele será um bitmap com 300 dpis igual a um JPG com 300 dpis... e o Corel irá compactar os dois do mesmo jeito (dependendo da informação em bits de cada imagem, ela terá um tamanho diferenciado do outro)....

Para concluir... dentro de um documento do CorelDraw, não importa se você importou JPG, BMP, TIF, EPS, ou qualquer imagem bitmapeada... ela será tratada do jeito do CorelDraw... se aumentar ou diminuir o tamanho, o CorelDraw informa na barra de propriedades... e só! Se está ruim a imagem, a culpa não é do CorelDraw! Tem que ver a resolução da imagem dentro do documento (no CorelDraw)!

Faça um teste aí: mande salvar a mesma imagem em TIF, em BMP e em EPS, depois importe num documento do CorelDraw e mande salvar cada uma... depois veja que os tamanhos dos arquivos serão iguais! porque é a mesma imagem! o que mudou foi a compactação na hora de salvar em determinada extensão!


Mais sobre o nosso site

Como salvo os tutoriais da CorelDrawBR feitos em Flash (.swf)?
Basta localizar o arquivo nos Arquivos Temporários da Internet (geralmente localizado na pasta do usuário Configurações locaisTemporary Internet Files). Peça para exibir os arquivos e separe pela extensão ".swf" e mande copiar e cole em outra pasta! Pode-se também visualizar o código da página(Exibir/Código Fonte) e ver o nome do arquivo para melhor localizá-lo no seu computador usando a ferramenta de busca.

Por que não escuto a narração em alguns tutoriais?
Porque foi decidido na hora de fazer o tutorial que não era necessário ter narração. As imagens já diziam tudo! Assim, economiza-se tempo de download! Nos tutoriais mais avançados, a narração é sempre colocada para melhor explicação. Quando um usuário não entender o passo-a-passo sem som, há uma explicação acima da vídeo-aula para amparar as imagens.

Por que alguns tutoriais são em flash (.swf)?
A tecnologia Flash já provou que é eficiente para carregar vídeos. Estamos usando o ViewletCam, da Qarbon (www.qarbon.com) para capturar os movimentos da tela e áudio. Assim, temos imagens com qualidade, sem ter que usar um CODEC (interpretador) de vídeo. O Flash (.swf) tocará automaticamente, assim que começar a ser carregado, tanto em sistema operacional Windows, Linux, Mac... No próprio navegador! Fica mais prático e rápido! Evitam-se downloads adicionais de players e CODECs.

Por que não encontro mais tutoriais em vídeo (AVI) no site da CorelDrawBR?
Existem alguns downloads e tutoriais em vídeo ainda disponíveis na CorelDrawBR! Só decidimos não salvar os arquivos no formato .AVI porque eles exigem download prévio, um Player (Windows Media, Real, etc) e um codec (Divx, Xvid, etc). Os arquivos ficam maiores e com qualidade de imagem inferior aos arquivos com vídeo incorporado ao Flash.





Janela de chat

Você precisa entrar seu nome e senha para postar comentários neste site - favor fazê-lo. Se você ainda não é registrado, clique aqui para assinar


Barbara
11/03/17 - 11:58
Olá, pessoal!

Como sabem, eu estou muito aberta a Softwares Livres e cheguei a disponibilizar as aulas gratuitas online aqui de CorelDRAW. Estou bancando a hospedagem e consigo manter o site no ar.

Quero agradecer a quem faz a inscrição como Aluno Assinante, ajuda nas despesas. Obrigada!

As aulas estão no youtube e aqui fica a parte escrita, os exercícios e o canal do fórum para comunicação.

Alunos assinantes podem entrar em contato pelo WhatsApp, podemos também marcar aulas particulares, online, pelo Teamviewer, ou por gtalk, ou qualquer outra tecnologia que nos permita ver a tela um do outro e colaborar, trocar ideias, aprender!

Abraços! Obrigada mais uma vez!

Barbara
27/09/16 - 16:36
Olá, envie o link, você tinha acesso como aluno do curso?

edersonxavier
18/04/16 - 14:20
aparece para mim que a pagina requisitada nao existe ao tentar entrar na unidade 01

Barbara
07/12/15 - 14:58
Estamos com parceria no portal SempreUpdate.org em um curso online gratuito de artes gráficas com softwares livres, confira lá!

Barbara
03/10/15 - 19:08
oi, rogerio! Você pode acessar a Unidade 1 direto aqui: http://www.coreldrawbr.com.br/site/page.php?30 e ir seguindo as unidades, os links estão na direita superior, na primeira página do site, ou abaixo da logo

rogeriomludwig
01/09/15 - 09:01
Oi, bom dia, eu não sei onde esta o conteúdo para o curso, recebi a confirmação de aluno assinante, mas to perdido, poderia me ajudar pfv. obrigado

Barbara
26/08/15 - 17:51
O curso online que disponibilizamos aqui inclui aula ao vivo, consulte!

Barbara
11/07/15 - 11:52
Algumas correções de bugs já foram feitas, tem alguma para reportar? Diga aí!

LosGoyazes
17/06/15 - 16:12
Salve pra quem ta ae

Barbara
08/03/15 - 08:59
Você sabia que o nosso site tem mais de 23 mil usuários cadastrados e muitos funcionários de gráficas e agências de criação do país inteiro participam por aqui?


Ver todas as postagens (178)